Odonto - Jeanne Matos

Odonto - Jeanne Matos
Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração!

domingo, 8 de maio de 2011


Odontol. Clín.-Cient., Recife, 9 (1) 7-12, jan./mar., 2010; Identificação de células-tronco mesenquimais no ligamento periodontal e perspectivas na regeneração periodontal Alves, B. L; Lins, R. D. A. U, Barbosa, C.A.G.


Jeanne Maria Melo de Matos
Faculdade Leão Sampaio
Odontologia 106.1


Identificação de células-tronco mesenquimais no ligamento periodontal e perspectivas na regeneração periodontal: Revisão de literatura

Artigo 5 - gincana

Ficha de resumo
          A regeneração periodontal busca a neoformação do cemento e do osso alveolar, além da nova inserção e reinserção das fibras do ligamento periodontal ao novo cemento e, por conseguinte, à superfície radicular. Inúmeras técnicas têm sido utilizadas para a reparação das perdas periodontais. Na busca de novas terapias de reconstrução, técnicas de engenharia tecidual com células-tronco têm sido propostas. O destaque para a utilização das células-tronco é atribuído a sua capacidade de autorrenovação e de diferenciação em vários tipos celulares, de acordo com o estímulo recebido.
As células-tronco adultas podem ser expandidas com alta eficiência e induzidas a se diferenciarem em múltiplas linhagens em condições de cultura definidas (plasticidade), o que têm aumentado o interesse neste tipo celular. Recentemente inúmeros estudos têm isolado células mesenquimais indiferenciadas, derivadas dos tecidos orais, incluindo a polpa dentária e o ligamento periodontal.
            O conceito de que as células mesenquimais indiferenciadas podem estar presentes no ligamento periodontal foi inicialmente proposto por Melcher em 1976, o qual observou que estas células presentes no ligamento periodontal eram capazes de formar fibroblastos, cementoblastos e osteoblastos. Vários antígenos de superfície celular têm sido usados como marcadores para células-tronco e são importantes para isolar essas células de outros tecidos. As células do ligamento periodontal têm o potencial de promover regeneração tecidual, sendo assim de grande importância para a terapia regenerativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário