Não dá para saber se é a bactéria que causa a obesidade ou se a patologia é que provoca a alta concentração da bactéria a Selenomonas noxia é do mesmo grupo de microorganismos que, no passado, foram encontrados no intestino e estavam relacionados com a obesidade.
Segundo Groppo, o estudo poderá servir como indicador para caracterizar uma pessoa como obesa ou não. Observando a concentração dessa bactéria, é possível diagnosticar se determinado indivíduo é obeso, tamanha a precisão na associação, O estudo permite levantar algumas hipóteses. "Talvez o organismo dos obesos possa gerar nutrientes específicos para essa bactéria, fazendo com que ela se multiplique além do normal. Também é possível que a bactéria produza substâncias químicas na boca que, uma vez absorvidas, poderiam aumentar a sensação de fome",
Groppo alerta para a necessidade de cuidados com a saúde bucal. "É preciso frisar para a população em geral a necessidade de procurar atendimento odontológico. Esse estudo é mais uma mostra de que a saúde começa pela boca".
Pode ocorre aborto devido essa bactéria e já estão estudando casos em crianças.
ResponderExcluir